Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programa de bolsas para estrangeiros divulga contemplados na próxima semana
Início do conteúdo da página
Educação superior

Programa de bolsas para estrangeiros divulga contemplados na próxima semana

  • Sexta-feira, 07 de abril de 2006, 09h09
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de maio de 2007, 05h55

A lista dos estudantes beneficiados pelo projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) será divulgada até o dia 13 próximo, pela internet. Ligado à Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), o programa oferece bolsa de um salário mínimo, durante um ano, a estrangeiros participantes do Programa Estudante–Convênio de Graduação (PEC-G) regularmente matriculados em instituições federais de ensino superior.

Este ano, 45 instituições aderiram ao Promisaes, que recebeu inscrições de 391 universitários de vários países. As bolsas serão pagas logo após a aprovação do Orçamento da União pelo Congresso Nacional. As universidades selecionaram os bolsistas com base em critérios como condição socioeconômica, rendimento acadêmico e freqüência escolar.

O Promisaes foi instituído pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para estimular a cooperação técnico-científica e cultural com países que mantenham com o Brasil acordos nas áreas de educação e cultura, em especial nações africanas. As diretrizes foram lançadas pela Portaria nº 3.167, de 15 de setembro de 2005. “O Promisaes é importante para fortalecer as relações e os laços de cooperação entre o Brasil e países em desenvolvimento”, disse o chefe do Departamento de Política da Educação Superior (Depes) da SESu, Godofredo de Oliveira Neto.

Dados estatísticos da SESu indicam que 1,9 mil estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação participam do PEC-G, a maioria de países africanos de língua portuguesa.

Referência — Milton Santos (1926-2001), baiano de Macaúbas, neto de escravos, foi um dos maiores geógrafos brasileiros. Seus pais, professores primários, o alfabetizaram em casa. Em Salvador, ela lecionava geografia para custear os estudos. Estudou e lecionou também na Europa e na África. Escreveu mais de 40 livros, traduzidos para diversas línguas. Sua obra é referência para quem queira compreender o mundo de maneira crítica.

A lista dos estudantes estará disponível na página eletrônica da SESu, que também indicará os nomes de 25 alunos inscritos que  precisam resolver pendências. Eles devem entrar em contato com o MEC pelos telefones (61) 2104-8006, 2104-9272 e 2104-9673, pelo fax 2104-9204 ou pelos endereços eletrônicos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Súsan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página