Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Departamento de Saúde da UFRGS dá dicas sobre uso de máscaras para evitar o coronavírus
Início do conteúdo da página
Educação na pandemia

Departamento de Saúde da UFRGS dá dicas sobre uso de máscaras para evitar o coronavírus

  • Sexta-feira, 17 de abril de 2020, 11h19
  • Última atualização em Sexta-feira, 17 de abril de 2020, 11h53

Utilizar proteção facial é recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária


O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) elaborou cinco dicas essenciais sobre o uso de máscaras de proteção reutilizáveis, ou seja, aquelas confeccionadas em tecido. As medidas diminuem a possibilidade de contágio pelo coronavírus. 

No início de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a utilização de máscaras de proteção pela população como medida, excepcional e temporária, para evitar o contágio. Veja as dicas da UFRGS, com base nas orientações da Anvisa, de como utilizar e reutilizar as máscaras de tecido:

  1. É um item individual: a máscara não pode ser dividida com ninguém, como por exemplo, mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. É fundamental que cada um tenha a sua máscara ou máscaras.

  2. Cuidado ao colocá-la: A máscara deve estar nas medidas corretas e cobrir a boca e o nariz, ficando bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. É importante prender os elásticos ou tiras acima das orelhas e abaixo da nuca.

  3. Tempo de utilização: A máscara deve ser utilizada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocá-la. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

  4. Higienize depois de usar: Lave a máscara com água e sabão/água sanitária, deixando de molho por 30 minutos. Lave as mãos com água e sabão. A máscara deve estar seca para ser reutilizada. Passe com ferro e guarde em um saquinho plástico.

  5. Cuide-se: Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Observe se ela está bem ajustada e evite levar as mãos ao rosto. Lave suas mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel 70% para higienizá-las.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da UFRGS

Assunto(s): UFRGS , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página