Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pesquisa revela preferência dos jovens pelas aulas de ciências
Início do conteúdo da página
Economia e coronavírus

Ufersa oferece assessoria para micro e pequenas empresas durante a pandemia

  • Sexta-feira, 17 de abril de 2020, 12h02
  • Última atualização em Sexta-feira, 17 de abril de 2020, 12h02

Projeto prevê dicas de contabilidade em tempos de isolamento social


Micro e pequenas empresas de Mossoró (RN) receberão assessoria financeira gratuita durante a pandemia do novo coronavírus. A atividade foi idealizada por docentes do projeto de extensão Liga de Mercado Financeiro da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista do município (SindiVarejo), para dar suporte às decisões financeiras de comerciantes locais.

Coordenado pelos professores Lucas Godeiro e Kléber Formiga, do curso de Ciências Contábeis da instituição, o projeto conta com 18 membros. Segundo eles, a proposta é prestar assessoria aos micro e pequenos empresários sobre fluxos de caixa, contas a receber (clientes), contas a pagar (compras e despesas), estoques, adiamento de impostos, folha de pagamento, entre outras questões.

Em meio à pandemia, os docentes destacam a importância da iniciativa no contexto atual. “Em um cenário de incerteza, o empresário tende a decidir com menos racionalidade. Uma segunda opinião, com conhecimento técnico, contribui para reduzir os riscos das decisões tomadas”, observou Lucas.

O auxílio nas decisões também é ressaltado por Kléber. “A restrição das pessoas ao comércio impacta diretamente no fluxo de caixa. Como micro e pequenas empresas operam, essencialmente, no curto prazo, as decisões exigem informações mais elaboradas”, disse.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Ufersa, Moisés Ozório de Souza Neto, destacou que a ajuda cai bem nesse período desafiador para as empresas, com mudanças no regime de trabalho, diminuição de receitas e muitas incertezas para administrar o fluxo de caixa. “As informações contábeis são cruciais para orientar o empresário nas decisões e amenizar os efeitos desta pandemia nos negócios”, ressaltou.

O projeto de extensão da Ufersa tem por objetivo aproximar os alunos do curso e a sociedade em geral dos conceitos contábeis relacionados ao mercado de capitais. A ideia é promover o acompanhamento do cenário das finanças e das oportunidades de investimentos (renda fixa e variável), utilizando metodologias de análise fundamentalista, técnica e quantitativa (previsões).

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ufersa

Assunto(s): Ufersa , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página