Cúpula da América do Sul: presidente Lula destaca ensino do espanhol no Brasil
Em seu discurso na abertura da Primeira Reunião de Chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações, nesta sexta-feira, 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de criação de uma identidade cultural na região e afirmou que o Brasil tomou iniciativa pioneira ao tornar obrigatória a oferta da língua espanhola nas escolas do país.
O presidente demonstrou a expectativa de que o português também venha a ser estudado pelos países vizinhos e anunciou o apoio do Brasil nesse sentido. Abaixo, trecho do discurso:
“A verdadeira integração se faz por meio das pessoas, e vai além dos esforços de abertura de nossos mercados. Implica na criação de uma identidade cultural e na valorização de nossa herança comum. O Brasil tomou uma medida pioneira nessa direção, ao aprovar a lei que torna obrigatório o ensino do espanhol em nossas escolas. As gerações futuras de brasileiros terão o espanhol como segunda língua, assim como terão a América do Sul como nossa segunda pátria. Esperamos que, crescentemente, o português também venha a ser lecionado nos outros países sul-americanos. Estamos prontos a contribuir para que isso ocorra.” (Assessoria Internacional/MEC)