Prêmio de desenvolvimento do milênio encerra inscrições dia 17
O prazo para inscrições do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio termina na próxima segunda-feira, 17. O prêmio pretende estimular ações e projetos que ajudem o país a cumprir as metas de desenvolvimento traçadas para o milênio. A iniciativa é do governo federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de um conjunto de organizações do setor privado e da sociedade civil reunidas no Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS).
Serão premiadas ações direcionadas a um ou mais objetivos de desenvolvimento, implantadas por prefeituras, organizações (órgãos públicos ou do setor privado, associações da sociedade civil, fundações e universidades públicas e particulares) e pessoas ou entidades de destaque.
O prêmio está dividido em três categorias: governos municipais, organizações (públicas ou privadas, com e sem fins lucrativos) e destaques (indicações de destaques individuais ou coletivos).
Objetivos – Durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000, na sede da ONU em Nova York, líderes de 189 países assinaram a Declaração do Milênio. Este documento oficializou o pacto para priorizar a eliminação da fome e da extrema pobreza no planeta até 2015. Para isso foram estabelecidos oito objetivos de desenvolvimento do milênio, com 18 metas socioeconômicas em áreas como renda, educação, saúde infantil e materna, combate a doenças, saneamento, habitação, meio ambiente, igualdade de gêneros e parcerias pela sustentabilidade.
Além da erradicação da pobreza e da fome, o prêmio quer incentivar o desenvolvimento e alcance para todos do ensino primário, a promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
A solenidade de premiação será realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República, em 15 de dezembro de 2005.
Repórter: Cristiano Bastos