Fórum vai reunir universidades chinesas e brasileiras em 2007
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) vai promover um fórum de reitores e dirigentes de universidades chinesas e brasileiras. O evento será realizado em São Paulo, em março de 2007. A decisão foi definida hoje, na Capes, durante visita de delegação da República Popular da China.
Segundo o coordenador geral de Cooperação Internacional da Capes (CGCI), Leonardo Rosa, o fórum será uma oportunidade para a discussão de áreas de interesse comum aos dois países, como agricultura, engenharia espacial, petróleo e gás, além de possibilidades de cooperação envolvendo professores e alunos. Possibilitará, também, a ampliação do conhecimento sobre o sistema universitário dos dois países. Espera-se a participação de, pelo menos, 80 representantes de cada país. A delegação, integrada pelo presidente da Associação de Intercâmbio Internacional da China, Liu Bin; da subsecretária geral, Yang Meng; gerente de projetos, Liu Yan; e do adido civil da embaixada chinesa, Hou Lu, foi recebida pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, e pelo coordenador geral da CGCI.
Para Guimarães, a visita da delegação representa um importante interesse por parte da China em intensificar as relações com o Brasil na área de intercâmbio educacional. "Os representantes chineses disseram que há uma enorme demanda de professores e pesquisadores que querem trocar experiências com os acadêmicos brasileiros e a partir desse encontro vamos intensificar essa relação".
Fátima Schenini