Intercâmbio universitário entre Brasil e China
Intercâmbio e cooperação entre o Brasil e a China para o século XXI, no âmbito do ensino superior, estarão em discussão na tarde desta sexta-feira, 16, no Hotel Pestana, em São Paulo (SP), durante o 1º Fórum de Reitores China-Brasil. Reitores e dirigentes de universidades brasileiras e chinesas participam do evento.
O fórum é uma promoção conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e da Associação de Intercâmbio Internacional da República Popular da China (CEAIE), órgão vinculado ao Ministério da Educação daquele país.
A abertura do evento será às 13h30, com a participação do presidente da Capes, Jorge Guimarães, da vice-ministra do Ministério da Educação da China, Wu Qidi, e do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller. Em seguida, Jorge Guimarães fará palestra sobre o tema Pós-Graduação, Ciência e Tecnologia no Brasil – O papel da Capes.
Entre os palestrantes do Brasil estão o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), José Carlos Ferraz Hennemann, que falará sobre ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico naquela instituição e o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, que vai abordar perspectivas de parcerias com universidades chinesas.
Reforma e realizações da educação superior na China e a Universidade de Tianjin; Desenvolvimento exemplar da ciência no norte da China; e Cooperação e intercâmbio internacionais para a Universidade Normal de Shangai são alguns dos temas das palestras dos representantes da China.
Fátima Schenini