Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Equipes de acompanhamento do exame buscam alinhar ações
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Sul-rio-grandense quer brilhar na Olimpíada de Matemática

  • Segunda-feira, 07 de junho de 2010, 15h12
  • Última atualização em Segunda-feira, 07 de junho de 2010, 15h27
Desde 2005, quando foi criada, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) vem sendo levada a sério pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Para a sexta edição do evento, cujas provas da primeira fase serão aplicadas nesta terça-feira, 8, a instituição de ensino montou uma sala especial para o treinamento dos alunos, com computador, impressora, quadro branco e acesso à internet.

O investimento é para garantir a melhor participação do instituto dos últimos cinco anos. Ao menos é essa a meta do Instituto Sul-rio-grandense, segundo o professor Rony Soares Jr., coordenador de projetos culturais do campus Pelotas. “Os alunos poderão utilizar a sala em diversos horários, e, até o final do semestre, aguardaremos a contratação de um estagiário do curso de licenciatura em matemática para acompanhar os estudos”, detalha.

Localizada no pavilhão Caldela do campus Pelotas, a sala especial é também um espaço para a solução de dúvidas e troca de experiências. A expectativa do reitor Antônio Carlos Barum Brod é de que a participação de 2010 na olimpíada entre para a história. “Queremos fazer a diferença na Obmep 2010”, afirma.

O instituto esteve representado em todas as cinco edições da Olimpíada. O melhor desempenho foi em 2007, quando somou 44 pontos. Foram uma medalha de prata, quatro de bronze e 28 menções honrosas. O único ouro veio em 2005, primeiro ano da competição.

Em 2009, mais de 19 milhões de estudantes de todo o país participaram da olimpíada, promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Assessoria de Imprensa da Setec



Leia mais
Fase inicial da olimpíada reúne 19,6 milhões de alunos em todo o país
X
Fim do conteúdo da página