Cidade do Maranhão ganha centro de ensino
São Luís — Até esta quarta-feira, 13, o município maranhense de Raposa tinha apenas uma escola de ensino médio. Com a inauguração do Centro de Ensino Médio José França de Sousa, cerca de 800 alunos terão a oportunidade de prosseguir nos estudos quando terminarem o ensino fundamental. Por isso, o dia foi especial para a comunidade.
O prédio, de 646 metros quadrados, tem seis salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, ciências e matemática, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e quadra poliesportiva, coberta. O terreno foi cedido pela prefeitura.
“A escola não é municipal, estadual ou federal. É comunitária. Pertence a todos os moradores de Raposa”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, ao lado do governador Jackson Lago, durante a cerimônia de inauguração. Eles foram recebidos pela Banda Marcial das Escolas Estaduais do Maranhão.
Segundo Haddad, a parceria entre governo federal, estado e município é fundamental, principalmente agora, com a implantação do Fundo da Educação Básica (Fundeb). Com mais recursos, o Maranhão pode ampliar o número de escolas e a formação continuada de professores. “Agora, temos um rumo, um plano estratégico para garantir que toda criança tenha o direito de aprender”, ressaltou o ministro.
Letícia Tancredi