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Sugestões de ações para instituições de ensino

Conheça as ações sugeridas pela Setec/MEC para as instituições ofertantes de cursos à iniciativa Mediotec. O objetivo é estimular a permanência do aluno e o êxito da sua formação técnica

Seminários de profissões

As instituições ofertantes de cursos na iniciativa Mediotec devem promover seminários de profissões para apresentar as perspectivas do mundo do trabalho e renda. A ofertadeve considerar a idade escolar do público prioritário do programa. Os seminários devem abordar o perfil das mais diversas profissões, suas contribuições à sociedade, possibilitando aos alunos conhecimento prévio das profissões e análise sobre suas aptidões.

O objetivo dos seminários é, assim, facilitar o processo de escolha e definição do curso pelos alunos, na premissa de evitar a evasão devido a uma escolha pouco embasada, ao mesmo tempo que favorecendo a construção da identidade pessoal e profissional do educando.

Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico

É imprescindível oferecer ao educando um acompanhamento psicossocial, com vistas a estimular sua permanência e êxito na formação técnica. Por se tratar de um público jovem (de 15 a 19 anos), é nesta fase que o indivíduo mais necessita de apoio para tomar importantes decisões sobre seu futuro.

É importante lembrar que o público beneficiado pode estar desempenhando atividades acadêmicas em mais de um turno para a sua formação escolar. O acréscimo de carga de estudo e de atividades acadêmicas, os conflitos da idade e as condições econômicas e sociais podem ser fatores contribuintes para a evasão desse aluno. Desse modo, as instituições ofertantes dos cursos técnicos devem oferecer um acompanhamento e um suporte pedagógico diferenciado, como por exemplo, apoio aos estudos individuais e coletivos.

Os apoios psicossocial e pedagógico têm como objetivo o acompanhamento das dificuldades apresentadas pelos alunos, identificando suas necessidades individuais, como reforço escolar presencial, entre outros.

Outra maneira de se prevenir a evasão é viabilizar o alinhamento entre os conteúdos ministrados no ensino médio regular com os da educação profissional. Essa ação pode ser fomentada por meio do apoio pedagógico aos docentes quando da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso Unificado e dos planos de aula.

Diante disso, recomenda-se à instituição ofertante o acompanhamento psicossocial e pedagógico do educando em toda a execução da oferta, oferecendo-lhe o apoio necessário ao seu desenvolvimento durante o curso. Para tanto, sugere-se inserir em seu quadro técnico um psicólogo e um pedagogo, neuropsicopedagogo ou um psicopedagogo, para atendimento desse público específico, por meio de concurso público ou pagamento de bolsas, conforme legislação da Bolsa Formação.

Acompanhamento dos Egressos

Concluído o curso técnico, o estudante passa a ser egresso do curso. O acompanhamento do egresso será de responsabilidade da instituição ofertante, em parceria com as secretarias estaduais e distrital de educação e o parceiro demandante, e deverá ser realizado pelo prazo de 12 meses.

O acompanhamento observará, entre outros fatores, os abaixo:

  • o tempo que o egresso levou para ser inserido no mundo do trabalho e renda;
  • a relação direta de sua formação técnica com sua inserção profissional e as dificuldades dessa inserção;
  • a permanência no mundo do trabalho e renda;
  • o tempo para reinserção, em caso de desemprego, se a formação técnica contribuiu para sua formação cidadã e pessoal;
  • se a formação técnica incentivou a continuidade dos estudos ou de especializações em sua área de atuação.

 

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