Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mediotec > Instituições Parceiras
Início do conteúdo da página

Instituições Parceiras

Atuam no MedioTec, além das instituições de ensino públicas e privadas mencionadas, como parceiras ofertantes, os Ministérios e Secretarias de Estado e Distrital de Educação, como parceiros demandantes.
Há dois tipos de parceiros demandantes que atuam no MedioTec, a saber: o demandante de vagas e o demandante de públicos.

  • Demandantes de vagas

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Ministério do Turismo (MTur), Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Saúde (MS), por meio de metodologias próprias e segundo prospecções econômicas e estudos de desenvolvimento do seu setor específico em cada região do país, realizam o levantamento dos profissionais que deverão ser formados para atendimento das demandas do mundo do trabalho e renda.
Considera-se, nesse caso, o mercado formal, com mapeamento das empresas propensas a recepcionarem os egressos enquanto profissionais formados, e do mercado informal, em que os egressos inserir-se-ão por meio do auto-empreendimento, da prestação de serviços ou outras formas de inserção socioprofissional.
Os demandantes de vagas atuarão no fomento a parcerias que garantam a absorção dos egressos e também dos estudantes durante o período do curso, além de viabilizar estágios, contratos de aprendizagem ou outras formas de motivação e permanência do estudante no curso.

  • Demandantes de públicos

Serão as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Esse Ministério realizará o recorte de público, dentro de critérios de vulnerabilidade social definidos no Documento de Referência de Execução, e entregará ao MEC o qual articulará com as RPEDE a seleção do público dentro desse mapeamento.
Somente atuam com parceiros demandantes os Ministérios que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Educação para o Pronatec e as Secretarias de Estado e Distrital de Educação que firmaram o Termo de Compromisso em Adesão ao Pronatec.

X
Fim do conteúdo da página