Cursos ofertados pela Bolsa Formação/Pronatec
Saiba como são oferecidos os cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional da Bolsa Formação
O Ministério da Educação, por meio da Bolsa Formação, oferece em âmbito nacional cursos gratuitos de:
- educação profissional técnica de nível médio, também chamados de cursos técnicos, para quem irá iniciar, está cursando ou já possui o Ensino Médio; e
- cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional de escolaridade mínima variada.
No Guia Pronatec de Cursos FIC você encontrará a lista de cursos e respectivos perfis de formação, carga horária, exigências, dentre outros dos cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional custeadas pela iniciativa Bolsa Formação do Pronatec.
No Catálogo Nacional de Cursos Técnicos você encontrará a lista de habilitações e respectivos perfis de formação, carga horária, exigências, dentre outros dos cursos de educação profissional técnica de nível médio (os chamados Cursos Técnicos).
Como são ofertadas as vagas
A oferta é definida a partir da demanda apresentada por instituições parceiras de forma a atender as necessidades do setor econômico e/ou social e da região onde o curso será disponibilizado.
É também de responsabilidade dos parceiros demandantes a divulgação, mobilização e seleção dos alunos, além do monitoramento da execução dos cursos e a articulação para que os egressos tenham como buscar oportunidades ocupacionais identificadas no mapeamento da demanda por profissionais.
Os cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou qualificação profissional são ofertados nas unidades de ensino dos parceiros ofertantes.
Os interessados em acessar os cursos custeados pela iniciativa da Bolsa Formação podem utilizar uma das seguintes formas em função de seu perfil e interesse:
- Pré-matrícula em unidade da instituição demandante do curso
- Inscrição para as vagas remanescentes, por meio de inscrições on-line
- Inscrição em processos de seleção realizados pelas instituições demandantes para vagas pactuadas junto ao MEC.
Para saber mais acesse:
- Modalidades
- Instituições Parceiras
- Pactuação
- Portaria nº 817/2015
- Manual de Gestão da Bolsa Formação